Maestro
dirigido por Bradley Cooper
2023
2023
Texto de Agatha Fernandes
Após sua estreia na direção com “Nasce Uma Estrela”, em 2018, Bradley Cooper dirige mais um filme com temática musical. “Maestro” narra a história real do lendário condutor Leonard Bernstein (interpretado pelo próprio Cooper), sua carreira e o tumultuoso casamento com Felicia Montealegre Cohn Bernstein.
A maior força desse filme é inegavelmente seu elemento visual. Bradley Cooper é um ótimo diretor visual, seu talento (juntamente com o de seu diretor de fotografia, Matthew Libatique) para montar belos quadros, cheios de cor e criativos movimentos de câmera – mesmo que às vezes com certo exagero –, é lindo de se ver.
No entanto, a direção de Cooper peca em controlar a fluidez da história, frequentemente falhando em manter o investimento durante as cenas mais arrastadas, seja pelos seus longos diálogos, ou pelos seus momentos mais serenos e quietos.
Uma falta de controle que apenas se agrava, graças ao seu roteiro. Como já foi dito, várias das cenas em “Maestro” se arrastam, devido a um roteiro pobre e superficial. Seus diálogos são artificiais, penando para atingir qualquer profundidade, enquanto lida com personagens desinteressantes.
A performance de Bradley Cooper, assim como seu roteiro, é extremamente forçada, não apresentando qualquer tipo de naturalidade. É difícil ver essa atuação como algo além de uma tentativa desesperada de chamar a atenção da Academia.
Ademais, a presença da Carey Mulligan como Felicia é um elemento agridoce em “Maestro”. As seções mais interessantes do longa são quando o foco está nela. Ela é de longe a personagem mais intrigante deste filme, a visão dela de sua relação com Leonard é muito bem retratada, mesmo que não desenvolvida para um nível satisfatório. Felicia é a personagem mais profundamente caracterizada do longa e sua atuação é poderosa, o que faz ainda mais frustrante e confuso que o protagonista do filme é, de fato, Bradley Cooper.
“Maestro” é um filme com grandes ambições, mas poucas delas são alcançadas. Acabando como mais um exemplar do amplo catálogo de cinebiografias medíocres.
Publicado em 05 de março de 2024